Fórum

O campo de Finanças Sociais e Negócios de Impacto está em construção. Surge da necessidade de mobilização e alocação de mais capital para geração de impacto social e da demanda de soluções de problemas em grande escala.

O modelo tradicional de financiamento das intervenções sociais com recursos governamentais, internacionais e o investimento social privado, embora tenha desempenhado 

papel fundamental na resolução de problemas sociais, tem sido insuficiente para suprir as demandas dos setores social e ambiental. Precisa-se de um volume de capital adicional ao capital filantrópico para escalar inovações sociais que criem produtos e serviços de alto impacto social, os chamados negócios sociais.

Sobre o evento

Com o propósito de fortalecer o ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto no Brasil, três organizações - a ARTEMISIA, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Vox Capital – se uniram para realizar o primeiro Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, 6 e 7 de maio de 2014, em São Paulo.  A proposta é criar um espaço para debater o tema, compartilhar casos, identificar oportunidades e desafios, de modo a estimular novas formas de pensar a alocação de capital para a geração de impacto social no Brasil.

Espera-se a participação de líderes empresariais, investidores, gestores de Institutos e Fundações Empresariais e Familiares, empreendedores sociais e desenvolvedores do campo, fortalecendo assim uma rede de investidores e atores deste ecossistema.

Durante o Fórum serão debatidos temas estruturais sobre o campo, tais como: significado e propósito, possibilidades de inovação nos investimentos, a perspectiva  

dos empreendedores sociais, o papel dos desenvolvedores do ecossistema, oportunidades por setor, formas de mensurar e avaliar impacto social, o desenvolvimento de talentos e capital humano para o campo e a inserção de negócios sociais nas cadeias de valor de grandes empresas.  

O Fórum contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, considerados referência na construção dessa nova temática.

O evento conta com importantes parceiros financiadores para sua realização e alguns aliados estratégicos. Conta ainda com renomadas escolas de administração brasileiras e internacionais como parceiras acadêmicas.

4 grandes temas/tracks estruturantes da agenda

Significado: Entenda sobre o campo de finanças sociais e negócios de impacto sob a perspectiva de quem está fazendo na prática! Saiba mais sobre o histórico, motivações, desafios e tendências do campo no Brasil e no mundo.

 

Investimento de impacto e novos mecanismos financeiros: Confira os principais desafios e aprendizados de investir buscando lucro e um alto impacto social. Oportunidade para conhecer casos de sucesso, ferramentas de avaliação de impacto social e novos mecanismos financeiros que estão quebrando paradigmas ao redor do mundo.

 

Inovação nos modelos de negócio: Como empreendedores, grandes empresas e ONGs estão inovando para quebrar a lógica dos mercados tradicionais? Entenda sobre as novas estratégias, valor compartilhado, e casos inspiradores de quem já colocou a mão-na-massa!

 

Redes e conexões: Destaque para os atores do ecossistema de finanças sociais e negócios de impacto. Esses compartilharão as lições aprendidas, as ações que têm utilizado para desenvolver o campo e como se relacionam para impulsionar o setor.

 

Essas trilhas guiarão as palestras e os conteúdos apresentados no Fórum. Todas as atividades a seguir estarão classificadas com sua trilha correspondente.

ARTEMISIA  

A ARTEMISIA é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Nossa missão é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos.

Mais informações em: www.artemisia.org.br
ICE  

Fundado por um grupo de empresários no final da década de 90, o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial é uma organização da sociedade civil que atua para fomentar a inovação social. O Instituto trabalha em duas áreas prioritárias: (1) Finanças Sociais e Negócios Sociais (2) Fortalecimento Local. 

Mais informações em: www.ice.org.br
VOX Capital  

Primeiro fundo de investimentos de impacto do Brasil, investe em startups e pequenas empresas inovadoras e com alto potencial de crescimento que servem a população de baixa renda e cujas atividades contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

Mais informações em: www.voxcapital.com.br
BNDES  

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. A inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental são temas estratégicos para o BNDES,  Por isso, a instituição procura promovê-los em todas suas operações.

Mais informações em: www.bndes.gov.br
CPFL Energia  

Após 100 anos de história, a CPFL se tornou uma empresa de energia completa, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços. Hoje, somos considerados um dos maiores players do setor elétrico brasileiro. Levamos energia a quase 20 milhões de consumidores e conseguimos, ao longo dos anos, um parque gerador com grandes e pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos, usinas de biomassa, térmicas a óleo combustível e, mais recentemente, a primeira usina solar do Estado de São Paulo.

Mais informações em: www.cpfl.com.br
Fundação Telefônica  

Criada em 1999, a Fundação Telefônica nasceu para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens através daquilo que o Grupo tem de melhor: a tecnologia. Em 2011, ela incorporou os projetos do Instituto Vivo, como consequência da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica acredita que, pessoas e instituições juntas, podem transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social.

Mais informações em: www.fundacaotelefonica.org.br
Instituto Camargo Corrêa  

Fundado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa, responsável pelo investimento social do Grupo Camargo Corrêa, tem como visão “comunidades preparadas e comprometidas com a superação de seus desafios”. Com este foco em desenvolvimento comunitário, implementa quatro programas sociais: Infância Ideal, com ações voltadas ao desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 6 anos; Escola Ideal, que atua pela melhoria da qualidade do ensino público; Futuro Ideal, com projetos que visam o empreendedorismo e a geração de trabalho e renda; e Ideal Voluntário, que facilita e estimula ações voluntárias dos profissionais do Grupo. 

Mais informações em: www.institutocamargocorrea.org.br
Instituto Votorantim  

Fundado em 2002, o Instituto Votorantim direciona e apoia as práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim, com empresas presentes em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países. No âmbito do relacionamento com as comunidades, implementa ações com foco desenvolvimento local sustentável. Em 2013 foram investidos 61,5 milhões de reais em 250 projetos, no Brasil, Argentina, Colômbia e Peru, que beneficiaram mais de 452 mil pessoas. 

Mais informações em: www.institutovotorantim.org.br
BID  
Mais informações em: www.iadb.org
BID Oportunidades para la Mayoria  
Mais informações em:
FOMIN  
Mais informações em: www.multilateralfund.org
SEBRAE  
Mais informações em: www.sebrae.com.br
INSEAD  
Mais informações em: www.insead.edu
Potencia Ventures  

A Potencia Ventures apoia iniciativas que fortalecem o ecossistema de negócios de impacto social em mercados emergentes. Para isso, oferece capital financeiro - investimentos ou doações -, e também capital intelectual – conhecimento estratégico e acesso a sua rede global de contatos. Foi o primeiro investidor e principal parceiro na criação de diversas iniciativas-chave no campo dos negócios de impacto no Brasil, entre eles a Artemisia e a Vox Capital. Além do Brasil, também apoia iniciativas de fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto na América Latina, Ásia, África e Europa.

Mais informações em: www.potenciaventures.net
EXAME  

EXAME é a mais importante comunidade de negócios e economia do Brasil, formada por pessoas interessadas no desenvolvimento dos negócios e da sociedade, que trabalham na construção do Brasil por meio de seus projetos e que, como a EXAME, acreditam no poder da informação para tomar decisões e compartilham a vontade de fazer deste país um ambiente de negócios melhor. Você encontra informações quinzenalmente na revista EXAME, diariamente no site e nos aplicativos e nos eventos ao longo do ano.

Mais informações em: exame.abril.com.br
PME EXAME  

Mais do que uma revista sobre empreendedorismo, Exame PME é o ponto de integração entre a comunidade de pequenos e médios empresários e toda a cadeia envolvida com a livre iniciativa no Brasil. Promovemos troca de experiência e conhecimento entre empreendedores de todo o país, para buscar soluções inovadoras frente aos grandes desafios do setor, mensalmente através da revista, todos os dias no site e redes sociais e nos eventos ao longo do ano.

Mais informações em: www.exame.abril.com.br/revista-exame-pme
ANDE Global  

É uma rede global de organizações que fomentam o empreendedorismo em países emergentes, focando nas pequenas empresas em crescimento (SGBs em inglês) voltadas para impacto social, ambiental e econômico. Mais de 190 organizações, entre fundações, aceleradoras, fundos de investimentos, instituições governamentais e corporações são associadas à nossa rede. Desenvolvemos estratégias para estimular a colaboração, aumentar o conhecimento desses atores e assim fortalecer o ecossistema de empreendedorismo nos países em desenvolvimento. 

Mais informações em: www.aspeninstitute.org/andebrazil
FEA USP  

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, criada em 1946, é pioneira no desenvolvimento de pesquisas em temas emergentes e inovadores. Em 1988, é fundado o CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor. Mantendo equipe multidisciplinar de professores e pesquisadores, o CEATS reúne competências e know-how para reconhecer, analisar e difundir práticas e iniciativas empreendedoras de transformação social. Na condição de instituição de ensino e de pesquisa, busca oferecer soluções efetivas diante da urgente necessidade de novas atitudes e arranjos em direção à transformação social e ao desenvolvimento sustentável. Foi uma das instituições fundadoras do SEKN (Social Enterprise Knowledge Network), rede de 9 escolas iberoamericanas.

Mais informações em: www.fea.usp.br
FGV  

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn) da FGV-EAESP tem por objetivo mudar culturas e conscientizar as pessoas sobre o seu potencial como empreendedoras. O FGVcenn parte do princípio de que o empreendedor é o agente da inovação. Dentro de seu espírito inovador, o FGVcenn criou em 2014, o Núcleo de Negócios de Impacto Social (GVcenn-NIS), com o objetivo de pesquisar, gerar e disseminar conhecimento na área de negócios e empreendedorismo de impacto social.

 

Mais informações em: www.portal.fgv.br
Insper  

O Insper é uma instituição independente, sem fins lucrativos e uma das mais conceituadas escolas de administração, economia e direito do país, acreditada pela AACSB International. Com o compromisso de ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento, oferece cursos de graduação e pós-graduação e educação executiva. Possui uma equipe de professores exclusivos, dedicados à pesquisa e que publicam regularmente artigos nas principais revistas acadêmicas do Brasil e do mundo. Conta, ainda, com os quatro centros de conhecimento: Empreendedorismo e Inovação, Finanças, Políticas Públicas e Estratégia.

Mais informações em: www.insper.edu.br‎
SITAWI  

A SITAWI – Finanças do Bem é um think-and-do-tank: desenvolve e opera soluções financeiras inovadoras para impacto socioambiental, incluindo empréstimos sociais e gestão de fundos socioambientais para grandes doadores, e aconselha na incorporação de questões socioambientais na gestão e avaliação de investimentos. Assim, avança em sua missão e no conceito de “Finanças do Bem” – mais capital, mais tipos de capital e melhor alocação e uso do capital para transformar mais vidas!

Mais informações em: www.sitawi.org.br
AVINA Americas  

Avina Americas, uma organização pública com sede em Washington, DC, foi criada em 2008 para impactar o desenvolvimento sustentável da América Latina e além, envolvendo atores dos EUA em estratégias compartilhadas que possam contribuir ao bem comum. Para atingir isso, Avina Americas trabalha próximo da Fundação Avina para consolidar e escalar estratégias compartilhadas para mudanças sistémicas por toda a região. 

Mais informações em: www.avinaamericas.org
Ateliê do Café  
Mais informações em: www.ateliedocafe.com.br
Expand  
Mais informações em: www.adegaexpand.com.br
LEW LARA  
Mais informações em: www.lewlaratbwa.com.br/pt/index.html